quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um bom motivo para não gostar de lasanha



Eu não gosto de lasanha. E quanto mais o tempo passa, tenho mais certeza de que as lasanhas que eu experimento são iguais. Portanto, decidi que ainda não gosto de lasanha.
Pronto. Falei. Mais uma confissão gastronomicamente fora do gosto comum...

Mas, já perceberam como as lasanhas, sejam as feitas no sacrosanto lar, congeladas, ou mesmo preparadas em restaurantes, são extremamente salgadas?

Normalmente prepara-se um molho com carne moída ou frango desfiado - tudo beeeeem temperado, como quase tudo na nossa culinária com quilos de sal.

E tem o molho branco. E lá vai mais um salzinho (ou aqueles temperos em cubinhos) pra não ficar sem gosto. E sim, o astro principal da lasanha, o insubstituível queijo.

Quilos de queijo muzzarela, um dos mais gordurosos e salgados da face da terra. Sem contar o outros convidados como presunto, milho verde em conserva (o que os conserva é nada mais do que água e  sal) parmesão ralado...

Ah, tem sempre aquela trinca de quetchup/mostarda/maionese que muita gente adora no prato para acompanhar a lasanha.

O molho-base da lasanha acaba sendo preparado como se fosse feito para acompanhar um macarrão normal.
Mas não é, não deveria ser.

Eu nunca  fiz  uma lasanha dos meus sonhos por falta de paciência:
acho uma trabalheira danada aquele monte de camadas de massa, mais montes de camadas de queijo salgado que tomam conta de tudo não deixando espaço para qualquer outro sabor.


Lasanha sem queijo continua sendo lasanha?

 ...

Pelo sim, pelo não, seja pelo sabor e/ou pela saúde, vale a dica para quem nunca comeu uma lasanha com gosto de alguma coisa além de queijo com sal:

Peguemos leve no preparo do molho, para equilibrar o absurdo  de sal que o  queijo já tem.

...

Não nos esqueçamos, sal é tipo de tempero, não é o único. Tampouco é dispensável (ao menos para quem ainda não tem problemas de hipertensão e lá vai pedrada - nos rins, principalmente).

Porém, com equilíbrio, dá pra fazer tudo de melhor e gostoso na cozinha com pouco sal. Há um leque infinito de ervas e outros temperos que saborizam e dão um toque especial aos preparos.


  
Receitinha para o molho da lasanha que eu nunca fiz:

(mas, creiam, ficará bom, a garantia é meu macarrão que é mais fácil de preparar que uma lasanha. Meus convidados comem de joelhos.)

- Cozinhe a carne moída ou o frango do jeito que você costuma sempre fazer, só que com 1/4 da quantidade de sal que você costuma usar.

(experimente colocar menos que isso, um quase nada de sal, e no final, só por descargo de consciência, só mais uma pitadinha de leve.

- Para compensar a "falta" do sal, dê o seu toque com alguma erva ou tempero que você goste.

Pimenta preta moída em grão moída na hora tá valendo.
Um galhinho de alecrim que deve ser tirado depois.
Pra quem gosta do gostão, pimentão.
E por aí vai.
(Sazon não vale!)

- Como um mantra, repita mentalmente ou em voz alta enquanto prova:

"Para comer com um arroz ou spaghetti,
isso tá totalmente sem gosto, tá uma bosta,
mas para uma lasanha tá perfeito"


Depois, monte a sua lasanha de sempre com a tonelada de queijo de sempre.



E tem mais:


- se for carne bovina moída, creia:
não precisa de nenhuma gordura adicional,
 ela é megagorda -
experimente vê-la na panela
soltando a própria banha...

- Dê preferência a um molho real

 feito com coisas reais, tipo tomate, cebola, alho...

 molhos prontos normalmente
 também são bem salgados - se for usá-lo,
 lembre-se de pensar no resultado final
e diminuir mais ainda a pitada do sal.


 - ervas frescas
para lasanha, eu recomendo manjericão fresco...umas folhinhas por cima
da lasanha...huuuuuum.... sabe aquele toque italiano?

Um dia eu comi uma lasanha num restaurante - megassalgada, óbvio
mas, as folhinhas de manjericão... quanta diferença...
imaginem com uma colher de sal a menos.


Seria a lasanha dos meus sonhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário